Em geral, um dilema é uma situação na qual estamos perante duas alternativas, temos de escolher uma delas e nenhuma delas é agradável. Em lógica, um dilema é um argumento com a seguinte forma: P ou Q; se P, então R; se Q, então R; logo, R. Por exemplo: "O prazer ou a felicidade é o bem maior; se for o prazer, temos de procurar eliminar o sofrimento; se for a felicidade, temos igualmente de eliminar o sofrimento; logo, em qualquer dos casos, temos de eliminar o sofrimento".
Platão coloca em sua obra Êutifron que Dilema proporciona um argumento poderoso contra a TEORIA DOS MANDAMENTOS DIVINOS. Podemos introduzi-lo através desta pergunta, onde x é um acto como matar, roubar ou mentir: x é errado porque Deus julga que x é errado ou Deus julga que x é errado porque x é errado?
Se optarmos pela segunda hipótese, temos de rejeitar a teoria dos mandamentos divinos, porque estamos a presumir, afinal, que certas coisas são erradas independentemente do que Deus pensa sobre elas. Se optarmos pela primeira hipótese, temos de concluir que, se Deus considerasse bom fazer coisas como matar, roubar ou mentir, então seria bom fazer essas coisas. Esta hipótese, no entanto, faz da ética um conjunto de convenções tão arbitrárias como a de que devemos conduzir pela direita e não pela esquerda.
A concepção de HUME é simples. ele vai tratar o Dilema como Dilema do Determinismo acerca da LIBERDADE E DA RESPONSABILIDADE.. Ou o determinismo é verdadeiro, ou é falso; Se for verdadeiro, então não somos livres; Se for falso, as nossas acções são aleatórias e, portanto, também não somos livres. Em qualquer caso, não somos livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário